segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Como fazer disputa/reclamação no Paypal

Como fazer disputas no Paypal



Que fique claro, isso não se trata de um "Manual de ganhar disputas no Paypal", (disputa na verdade é apenas a primeira fase do processo, em que tentamos fazer um acordo com a outra parte, na maioria dos casos ele será convertido numa reclamação onde o Paypal que vai decidir se estorna o valor ou não) dos ninguém pode prometer isso. A maneira garantida de se ganhar somente ocorrerá se a outra parte não responder. Segundo a minha pouca experiência e relatos de outras pessoas, concluí, que tudo passa pela boa vontade do avaliador, com a outra parte respondendo, já vi casos em que o ptc teve a conta limitada e/ou que virou scam e que mesmo assim, o usuário perdeu a disputa. (Que avaliador FDP)

O que é uma disputa?

É a oportunidade de reverter uma transação e ter o dinheiro de volta caso aconteça algum imprevisto com alguma compra, isso era aplicado para compras de bens físicos, pois na verdade o Paypal foi concebido para essa finalidade e o seu propósito principal NÃO é de ganhar dinheiro, tanto que uma das cláusulas de uso, justamente fala que ele não é permitido para programas "fique rico rapidamente" e que eles podem ao seu critério encerrar uma conta a qualquer momento. Se não me engano, foi em setembro de 2015 que eles também passaram a permitir esse recusrso para bens intangíveis.

Não convém que você queira abusar desse recurso, devendo aplicá-lo somente em último caso. Não vá investindo em vários ptcs achando que depois é só pedir disputa que suponho do Paypal não verá essa prática com bons olhos e pode querer encerrar a sua conta. Muitos ptcs tiveram a conta fechada justamente por ter muitas disputas abertas.

O que será descrito será o processo básico e deverá ser o suficiente para ganhar a causa contra o Useclix, já que ele disse que não ia responder, e nesse caso, há um prazo de alguns dias até que a reclamação seja encerrada ao nosso favor. (Eu abri dia 07 e consta que o prazo se encerra em 17/01)

1-Clique na transação, no caso, a compra onde consta o valor e o nome da empresa ou vendedor. Irá aparecer detalhes sobre essa compra, como o valor, e-mail do vendedor, ID da transação entre outros informações. na parte inferior estará a opção "Entrar em contato com o vendedor". Clique nela;

Lembrando que essa primeira parte se refere ao novo layout do Paypal.

2-Vai abrir uma nova página onde você deverá Reportar qual o tipo de problema, escolha a primeira opção: "O produto é diferente / Não recebi o produto";

3-Na próxima página, eles vão querer saber qual foi o motivo da abertura da disputa. Escolha a segunda opção: "Recebi meu produto, mas ele é bem diferente";

4-Depois será pedido para que forneça informações adicionais, perguntando primeiramente em que sentido o item era significativamente diferente. Nesses casos eu particularmente sempre coloco um ou dois itens, são eles, "Substancialmente diferente - Item Totalmente Diferente" e "Substancialmente diferente - Serviço/evento completamente diferente"; (Aqui é complicado, já que me paree que todas as descrições estão relacionadas a bens físicos, e nenhuma dessas opções chegam nem perto do que usamos, que são os ptcs)

 a - Insira abaixo o link do item que você comprou - Insira o link do site;

 b - Qual a categoria de sua compra? - Eu por padrão coloco "Serviços".

 c - Escreva uma mensagem para o vendedor - No caso específico do Useclix, poderíamos escrever qualquer coisa, pois se ele não responder a mensagem não deve ter nenhuma influência. Se fosse "à vera", ou seja, o scammer fosse contestar o estorno do valor, teríamos que emitir uma mensagem em inglês como se quiséssemos negociar com o disputado e imagino que isso seja importante, pois quando passarmos para a fase da reclamação, o Paypal vai ter acesso a essa tentativa de acordo inicial.

d - No último campo que é opcional, você pode escolher por negociar um valor igual ou menor ao que estamos disputando. - Por convenção, eu marco essa opção e insiro o valor total da transação. (Mais uma vez lembrando que nesse caso específico em estamos inferindo que não haverá resposta, logo ele é de fato opcional.)

Essa teoricamente é apenas a primeira fase e uma das partes tem até 20 dias para fazer uma reclamação e é nessa segunda fase que devemos passar. O Paypal vai entrar em contato com o vendedor e notificá-lo sobre a reclamação e deve pedir informações adicionais, mas nesse caso mais um vez menciono que se não houver resposta, o ganho de causa é dado ao comprar no prazo de cerca de 10-14 dias.

OBS: Nessa segunda fase, eu não lembro exatamente sobre os termos do que eles irão pedir, pois para eu chegar a essa página, eu teria que abrir uma reclamação, coisa que eu já fiz antes e não tenho acesso agora, logo os termos a seguir tem o significado aproximado.

1-Na área de reclamação, haverá a pergunta sobre o motivo de fazer esse apelo. - Por padrão escolho que não há possibilidade de negociação amigável ou marco que acho que há evidências que indicam que o vendedor pode ser fraudulento.

2-Haverá um campo, com o que você já tinha escrito antes na primeira fase no item 4 - c, onde eles irão pedir que você forneça informações verdadeiras sobre o objeto de disputa. No caso do Useclix, eu escrevi em português sobre a alegação do sujeito ter dito que a conta Paypal foi fechada e que não ia se opor às disputas e que se isso fosse acontecer teria que contar com o apoio do Paypal para verificar a veracidade da alegação dele. (Acho que não preciso repetir que se ele não responder...)

No meu último caso de disputa no ano passado contra o Polarptc que alegou ter a conta permanentemente limitada, mas que ainda teve a cara de pau de negar o reembolso (como sempre as pessoas viviam o chamando de Trusted Admin pra cá e pra lá, antes do problema, mas quando a "bomba explode" é que vemos realmente a índole do sujeito que em 99,9% das vezes se mostram os maiores corruptos de sempre) Felizmente depois dele responder, não tive acesso à mensagem, um ou dois dias depois o Paypal me mandou um e-mail dizendo ter pedido informações adicionais pro sujeito que depois disso não respondeu mais nada e depois do prazo, eles me deram o ganho. (Só tenho que agradecer a esse avaliador que teve grande boa vontade, pois no caso do sujeito responder, não sabemos muito o que vai acontecer, scammers devem ter experiência com esse tipo de coisa e podem convencer quem vai avaliar ao seu favor. Lembro do admin do Buxbery/PTCStair que depois de virar scam ainda ficou se vangloriando ter ganho mais de 85% das disputas.

3-Por fim, há uma última opção que trata da possibilidade de um acordo de você pedir uma reembolso parcial ou somente o valor integral. Marque a opção 2, apenas aceito o reembolso total.

Clicando em continuar, vai ser iniciado a reclamação e você deve receber uma e-mail falando do processo, que eles também enviaram um e-mail para o vendedor afim de averiguar sobre o caso.

Sua disputa foi transformada em uma reclamação: caso número...

O prazo estipulado foi de 10 dias.

Com essas informações você tem o suficiente para conseguir reverter o valor que você adicionou ao site.

Caso alguém tenha alguma experiência pra contar ou marca opções diferentes descritas acima, favor compartilhe o seu conhecimento/experiência nos comentários.

4 comentários:

  1. perdi as 6 disputas que abri contra o useclix , o fdp mandou prints e respondeu o paypal ... que fdp. tudo premeditado.

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    Respostas
    1. Meu caso foi diferente, ele não respondeu as minhas 2 disputas, e eu escrevi a mesma mensagem, e acabei ganhando uma e perdendo a outra. Sinceramente não entendi o que aconteceu. Ainda por cima, li alguns relatos de outras pessoas dizendo que também perderam. Um site que parecia andar bem, se transformar numa das maiores bombas que acabei por experimentar.

      Espero que a perda não tenha sido grande.

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  2. Eu abri uma disputa contra o UseClix, achei que tinha tudo para ganhar, mas infelizmente não ganhei nada.

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    Respostas
    1. Pois é, foi uma terrível surpresa saber que as pessoas perderam e mesmo ele não respondendo, ainda assim teve decisão favorável ao dono do site. Levantaram a teoria de que a conta não devia ter dinheiro e o Paypal não quis se esforçar pra lutar com alguma medida e acabou por dar uma desculpa sem sentido para quem solicitasse a disputa.

      Eu abri duas disputas e dei sorte de ganhar uma e foi o depósito de maior valor.

      Triste de tudo ter acabado desse jeito.

      Excluir

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Att.

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